segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Animais em extinção !

Ações humanas, como o desmatamento, queimadas, excesso de lixo e poluição, têm prejudicado o meio ambiente. Assim, a flora (plantas) e fauna (animais) acabam sendo muito prejudicadas.A destruição da flora, além das muitas consequências que pode provocar, faz com que inúmeros animais tenham seus territórios comprometidos. Alguns até mesmo perdem suas fontes de alimento, restando como única opção buscar outros locais – se tiverem a sorte de não morrerem antes.

Para piorar, outras ações, como a caça ilegal, o tráfico ilegal de animais silvestres para colecionadores, e também para que sejam criados como animais de estimação, sem licença, também têm contribuído para que muitas populações desses seres vivos diminuam. Vale dizer que população é o nome dado a um grupo de animais de uma espécie que vive na mesma área.

Quando dizemos que uma espécie está ameaçada de extinção, quer dizer que ela está deixando de existir, ou seja, está havendo uma diminuição muito grande no número de animais das suas populações. Com isso, sabemos que aquela espécie poderá acabar em breve, caso não seja protegida.

Quando o número de animais de uma mesma espécie diminui, um dos problemas que pode ocorrer é o aumento do número de indivíduos das espécies das quais estas se alimentam, e a diminuição de outras.
Exemplo:

Poucas águias, muitas cobras
 =>  Muitas cobras, poucos sapos =>  Poucos sapos, muitas moscas.
Com esse aumento e diminuição de espécies, imagine o quão prejudicado fica o meio ambiente! Nesse exemplo específico, então, pense nos problemas que podem acontecer, considerando que moscas podem transmitir doenças...

O Brasil é um dos países que possui o maior número de animais, das mais diferentes espécies, em diversos ambientes. Dessas, mais de 600 se encontram ameaçadas de extinção. Isso é muito sério e também triste, pois sabemos que cada espécie é única, e todas são muito importantes para o meio ambiente.

Algumas espécies encontradas no Brasil que se encontram ameaçadas de extinção:

- Ararinha-azul. Nome científico: Cyanopsitta spixii

- Tartaruga-de-couro. Nome científico: Dermochelys coriacea

- Peixe-boi. Nome científico: Trichechus inunguis

- Ariranha. Nome científico: Pteronura brasiliensis

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Clonagem !

    Tem muitos tipos de clonagem como pr exemplo :

-Clonagem natural
-Clonagem induzida
-Clonagem reprodutiva
-Clonagem terapeutica
Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – microorganismo, vegetal ou animal.
A reprodução assexuada é um método próprio dos organismos constituídos por uma única ou por um escasso número de células, por via de regra absolutamente dependentes do meio onde vivem e muito vulneráveis às suas modificações.
Clonagem em biologia é o processo de produção das populações de indivíduos geneticamente idênticos, que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantas reproduzirem assexuadamente. Clonagem em biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos. Mais genericamente, o termo refere-se à produção de várias cópias de um produto, tais como os meios digitais ou de software.
    
   Clonagem natural

A clonagem é natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada (ou seja, na qual não há participação de células sexuais), como é o caso das bactérias, dos seres unicelulares e mesmo da relva de jardim. A clonagem natural também pode ocorrer em mamíferos, como no tatu e nos gémeos univitelinos. Nos dois casos, embora haja reprodução sexuada na formação do ovo, os descendentes idênticos têm origem a partir de um processo assexuado de divisão celular. Os indivíduos resultantes da clonagem têm, geralmente, o mesmo genótipo, isto é, o mesmo gene, ou patrimônio genético.

        Clonagem Induzida
A clonagem induzida é feita a partir de um processo no qual é retirado de uma célula o núcleo, e de um óvulo a membrana. A junção dos dois depois é colocada numa barriga de aluguel, ou mesmo em laboratório, para a clonagem terapêutica.
A clonagem induzida artificialmente é uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à pesquisa científica. Nesse caso, o termo aplica-se a uma forma de reprodução assexuada produzida em laboratório, de forma artificial, baseada num único patrimônio genético. A partir de uma célula-mãe, ocorre a produção de uma ou mais células (idênticas entre si e à original), que são os clones. Os indivíduos resultantes desse processo terão as mesmas características genéticas do indivíduo "doador", também denominado "original".

            Clonagem reprodutiva
Uma das técnicas básicas usadas por cientistas é a transferência nuclear da célula somática (SCNT ou TNCS). Esta técnica foi usada por cientistas durante muitos anos, para clonar animais através de células embrionárias.
Como o nome da técnica implica, a transferência de uma célula somática está envolvida neste processo. Esta célula somática é introduzida, então, numa célula retirada de um animal (ou humano), logo depois da ovulação. Antes de introduzir a célula somática, o cientista deve remover os cromossomos, que contêm genes e funcionam para continuar a informação hereditária, da célula recipiente.
Após ter introduzido a célula somática, as duas células fundem. Ocasionalmente, a célula fundida começará a tornar-se como um embrião normal, produzindo a prole, colocando-se no útero de uma "mãe-de-aluguel" para um desenvolvimento mais propício.
Os problemas associados com a técnica de SCNT são o stress em ambas as células envolvidas no processo. Isto resulta numa taxa elevada de mortalidade de ovos recipentes. Além disso, o processo inteiro é um consumo de tempo e de recursos, porque as partes deste requerem o trabalho manual sob microscópio. Similar a outras técnicas, esta é também ineficiente pois, apenas aproximadamente 2,5% dos embriões sobrevivem dado logo após o nascimento.

     Clonagem terapeutica
A Clonagem Terapêutica é um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos à clonagem para fins reprodutivos mas que difere no fato da blástula (segundo estado de desenvolvimento do embrião) não ser introduzida no útero: esta é utilizada em laboratório para a produção de células estaminais a fim de produzir tecidos ou órgãos para transplante.
Esta técnica tem como objetivo produzir uma cópia saudável do tecido ou do órgão de uma pessoa doente para transplante. As Células embrionária/células-tronco embrionárias são particularmente importantes porque são multifuncionais, isto é, podem ser usadas em diferentes tipos de células. Podem ser utilizadas no intuito de restaurar a função de um órgão ou tecido, transplantando novas células para substituir as células perdidas pela doença, ou substituir células que não funcionam adequadamente devido a defeito gene/genético (ex:neurônio/doenças neurológicas,diabetes, coração/problemas cardíacos, Acidente vascular cerebral, lesões da coluna cervical e sangue/doenças sanguíneas etc… ).
As Células embrionárias/células-tronco adultas não possuem essa capacidade de transformarem-se em qualquer tecido. As células músculo/musculares vão originar células musculares, as células do fígado vão originar células do fígado, e assim por diante.

      Clone
A palavra clone foi introduzida na língua inglesa no início do século XX. A sua origem etimológica é da palavra grega κλων (lê-se klón), que quer dizer broto de um vegetal.
Clone é um conjunto de células geneticamente idênticas que são todas descendentes de uma célula ancestral, podendo dar origem a um grande número de organismos iguais entre si. Designa também todos os indivíduos, considerados colectivamente, resultantes da reprodução assexuada (ou partenogénese ou apoximia) de uma única forma inicial individualizada. É também a réplica exacta de um gene obtido por engenharia genética numa sequência de ácido desoxirribonucleico (ADN). Os componentes de um clone têm sempre a mesma constituição genética desde que não ocorram quaisquer mutações.

            Ovelha Dolly
Antes da clonagem da ovelha Dolly, os investigadores tinham chegado a clonar ovelhas a partir de células embrionárias. Em Fevereiro de 1997, um grupo de cientistas escoceses, liderado pelo inglês Ian Wilmut, anuncia a realização da primeira cópia genética (clonagem) de um mamífero adulto de seis anos, a partir duma célula somática: a ovelha da raça Finn Dorset, batizada como Dolly. Na experiência, os pesquisadores usaram uma célula da glândula mamária, cujo núcleo (onde está armazenado o material genético) foi retirado e transferido para um óvulo anucleado. Essa nova célula formada com o auxílio duma corrente eléctrica foi então implantada no útero de uma terceira ovelha, onde Dolly foi gerada.
Porém, enquanto que a maior parte das ovelhas vive entre o 11 e o doze anos, Dolly morreu com seis anos e meio após ter começado a manifestar doenças frequentemente associadas à velhice, a partir da idade de cinco anos e meio.
Um dos temores principais era que Dolly nascesse prematuramente velha. Dolly deu nascimento a 4 ovelhas, o primeiro nascimento teve lugar em 1998, as três seguintes em 1999. Este nascimento foi de excelentes notícias, provando que animal clonado não era um estéril e podia reproduzir-se sem problema essencial. Recentemente tem sido demonstrado uma relação directa entre a dimensão dos telómeros e a esperança de vida (em saber mais: a dimensão dos télomères influencia a esperança de vida). Os telómeros agiriam como um relógio molecular que controla o número de divisão da célula antes de induzir a sua morte. Em 1999, os cientistas observaram que as células Dolly apresentavam sinais de envelhecimento. Em Janeiro de 2002, foi anunciado que Dolly apresentava sinais de artrite ao quadril e os joelhos esquerdos. A artrite é uma doença bastante comum nas ovelhas, mas habitualmente a artrite aparece numa idade mais avançada, bem como uma localização diferente. A artrite foi tratada eficazmente graças a anti-inflamatórios.
Os investigadores dizem que é necessário esperar os resultados da autópsia para determinar se esta doença é ligada ao facto de Dolly ser um animal clonado. Contudo favorecem actualmente outra hipótese. É com efeito possível que Dolly foi vítima duma infecção que progride lentamente. Recusaram-se a citar o nome da infecção, afirmaram que pelo menos outra ovelha da exploração agrícola onde se encontrava Dolly tinha apresentado os mesmos sinais clínicos. Para eles a explicação mais provável é por conseguinte que Dolly apanhou esta infecção. (Em baixo, representação da formação da ovelha Dolly.)
Dolly morrer imediatamente após o seu 6º aniversário não é, talvez, um azar. Com efeito, os cromossomos que permitiram criar Dolly viviam há mais de doze anos, e é nessa idade que as ovelhas costumam morrer.

Camadas da Terra !

         A terra tem muitas camadas e as 4 principais delas são o :
       
         - Crosta
         - Manto
         - Núcle externo
         - Núcleo interno         

     Vamos conhecer um pouco mais sobre ela !
O planeta é um dos maiores enigmas da humanidade, já muita gente se pergunta como ele surgiu. Os cientistas vivem afirmando que a Terra é o resultado do Big Bang, as pessoas religiosas porém, acreditam que foi Deus o criador de tudo.
Fato é que o planeta é repleto de coisas magnifícas e que, algumas delas, são indispensáveis para a nossa vida. Pouca gente sabe mas as camadas que envolvem o nosso planeta também são essenciais.

A Terra é composta por 4 camadas:

atmosfera (camada gasosa);
hidrosfera (a camada liquida - os mares, os oceanos e os rios);
biosfera (a camada biológica – o reino animal e vegetal) e;
litosfera (camada sólida, onde estão os minerais e as rochas).
A atmosfera: A atmosfera é camada a que está mais alta, está lá em cima das nuvens, lá no céu. Ela está presa ao nosso planeta pela gravidade e é Atmosferaimportantíssima para a nossa vida. Sem a atmosfera, não estaríamos protegidos contra os fortes raios solares, chamados ultra violetas, e não suportaríamos o calor intenso. Por outro lado, ela retém uma pequena parte do calor vindo do Sol, para manter o nosso planeta aquecido.
Vista de fora do planeta Terra, a atmosfera é aquela linda camada azul brilhante que envolve o planeta todo.  Veja mais
• A hidrosfera: A hidrosfera é na verdade uma das divisões da biosfera. Mas já hidrosferaque hidro vem de água, e sem água seria impossível existir vida na Terra, vamos tratá-la aqui como uma das camadas mais importantes do nosso planeta. Rios, lago, mar, lagoa e tudo que é água que está sobre a superfície terrestre, estão incluídos na hidrosfera, que representa 71% do nosso planeta.
• A biosfera: A biosfera é uma das camadas da terra, basicamente é o conjunto dos ecossistemas. Biosfera do grego significa “Esfera da Vida”, essa tradução se encaixa perfeitamente com ela, pois diferente das outras camadas da terra, como a litosfera, atmosfera e a hidrosfera, a biosfera é a representação de todos os seres vivos e seus habitats naturais.
• A litosfera: A litosfera está subdividida em quatro camadas, sendo:
Crosta terrestre ou litosfera: é a camada externa da Terra, servindo de suporte para as formas de vida. É dividida em duas: crosta continental, com espessura media de 40 km, constituída por SIAL (rochas à base de silício e alumínio); crosta oceânica, com espessura media de 7 km, constituída por SIMA (rochas à base de silício e magnésio).
Manto: É constituído por silicatos ferramagnesianos, com espessura aproximada de 2.800 km.
Camada Intermediária: tem espessura aproximada de 1.700 quilômetros e temperatura em torno de 4.000ºC.
Núcleo: é a camada mais interna do planeta, formada por NIFE (níquel e ferro) a elevadas temperaturas (superiores a 6.000ºC). Possui aproximadamente 1.700 km de espessura. Os geofísicos sugerem que no centro do núcleo há um imenso cristal de ferro girando a velocidades mais altas que a de rotação da Terra. Esse cristal seria um dos responsáveis por esse movimento.

   Para  Reciclar é muito facil , tem muitas maneiras faceis e divertidas de fazer isso !
   Primeiro aprender quais latas são pra jogar certas coisas como !
 
      1- Lata AZUL : Papel ! 
     
2- Lata VERMELHA : Plástico !
    3- Lata AMARELA : Metal !
 
4- Lata VERDE : Vidro !
  
5- Lata MARROM : Organico !
 
6- Lata Cinza : Não reciclavel !
 
Jogando o lixo nas latas corretamente facilitamos a vida dos recicladores ,seja um tambem , não custa nada , quer dizer custa sim A SAUDE DE SUA VIDA , se não cuidarmos do mundo agora há um temo ela não vai mais existir .Então cuide do planeta ,pois a vida dele esta em nossas mãos ! RECICLE !!!                                                                                                                                                             
 
        A Ciencia é muito importante,pois atravez dela podemos estudar muitas coisas , como por exemplo a Terra e de onde ela veio !
       Essa é uma pergunta muito usada ( De onde veio a agua terra ? ) .
      Queriamos dar a resposta ,por que tem muitas pesquisas sobre isso e gostariamos de saber realmente a verdade de onde veio a agua da Terra ,se voce tambem deseja saber leia a reportagem abaixo :

O pesquisador Michael Zolensky, do Centro Espacial Johnson, da Nasa, descobriu os primeiros traços de água em meteoritos. Estudando um desses pedregulhos cósmicos, que caiu em 1998 na cidade de Monahans, no Estado americano do Texas, Zolensky encontrou cristais de sal que, entre seus átomos, continha algumas moléculas de H2O. Zolensky imagina que, durante a formação do Sistema Solar, havia grande quantidade de oxigênio e de hidrogênio nessa região do espaço. Esses átomos estavam misturados às partículas de gás e poeira que deram origem aos planetas. Nesse processo, a maior parte da água foi parar nos planetas gigantes, como Júpiter e Saturno, mas uma parcela ficou presa em milhares de pequenos corpos semelhantes aos asteróides. Muito mais tarde, esses miniplanetinhas colidiram uns com os outros e alguns estilhaços resultantes da pancadaria caíram na Terra. "Os oceanos podem ter nascido dessa maneira", contou ele à SUPER.

   PLANETA AGUA !

Viram que curioso ! a agua da Terra pode ter vindo de um meteorito e se não quisermos que essa agua acabe vamos economiza-la e até mesmo reutiliza-la intão CUIDEM DO PLANETA E ATÉ A PROXIMA POSTAGEM !

Nenhum comentário:

Postar um comentário